Valmir cobra urgência na apuração da morte de índio em Itaju do Colônia

Conflitos e mortes
Arquivo
A morte de um índio  Pataxó Hã Hã Hãe, no último final de semana, no município de Itaju do Colônia, no Sul do Estado, revoltou o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que na Câmara Federal, em Brasília, cobrou apuração rigorosa e punição aos culpados. Pedro Silva dos Santos, de 42 anos, foi encontrado completamente carbonizado,  numa localidade a 12 quilômetros da cidade. O carro com o corpo carbonizado foi encontrado em uma área da reserva indígena Caramuru.

- Um fato lamentável e que mostra o grau de barbárie contra o ser humano.  No entanto, é preciso analisar o caso, considerando os conflitos por terra, existentes na região. O crime pode ter sido acontecido devido ao processo de demarcação do território indígena. A região entre os municípios de Pau Brasil, Itaju do Colônia e Camacan, onde fica a reserva Caramuru, tem sido palco de inúmeros conflitos envolvendo posseiros invasores das terras indígenas e se recusam a deixar o local, mesmo tendo sido notificados de que a área é dos povos indígenas.

Por isso que é preciso uma investigação célere, mas profunda para saber da autoria desse crime bárbaro e a punição dos responsáveis, os executores e possíveis mandantes. O que não pode acontecer é que este crime, um dos inúmeros cometidos contra os povos indígenas na Bahia e no resto do País, permaneça impune e seus autores continuem a agir em novos episódios como se nada tivesse acontecido.